Nota sobre o acidente de hoje no Itaquerão

É com pesar que recebemos a notícia do acidente ocorrido hoje no Itaquerão.  Em primeiro lugar, nos solidarizamos com os familiares e amigos das duas vítimas, os trabalhadores Fábio e Ronaldo. Desejamos que encontrem o conforto necessário nesse momento tão difícil.

Infelizmente não é novidade a denúncia de acidentes em obras da construção civil no país, onde mais de uma morte é registrada por dia[1]. As obras dos estádios para a Copa não fogem a essa regra de desrespeito à segurança dos trabalhadores. Outros dois trabalhadores já haviam falecido em acidentes nestas obras[2].  No caso do Itaquerão, mais uma vez a segurança dos trabalhadores parece ter sido sacrificada em nome da pressa em atender os prazos da FIFA.

O Brasil tem enfrentado diversos impactos negativos da realização da Copa do Mundo da FIFA de 2014, especialmente para as pessoas que vivem nas áreas das obras dos projetos ou perto delas. Centenas de milhares de pessoas nas 12 cidades anfitriãs foram forçadas a deixar suas moradias, perdendo seus lares e subsistência. Além disso, a FIFA não tem nenhuma intenção de permitir que pequenas empresas e negócios familiares se beneficiem das oportunidades emergentes durante o torneio.

Lembramos ainda que a própria FIFA tem enfrentado denúncias de conivência na violação de direitos de trabalhadores de obras no Catar, com relatos de trabalho escravo e dezenas de mortes por jornadas extenuantes de trabalho[3].

Não esqueçamos que a responsável pelas obras é a Odebrecht. Mas a FIFA, dona da Copa do Mundo, também tem sua responsabilidade. A FIFA impõe ao país anfitrião da Copa do Mundo uma série de condições que contribuem para violações de direitos humanos. Suas práticas de negócios fazem com que seja cúmplice dessas violações. É por conta de seu histórico de casos de violações de direitos humanos, trabalhistas e corrupção que a FIFA foi indicada pela Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa como pior corporação no Public Eye Awards deste ano[4].

____________________________________

[1] Em todo o país, 438 trabalhadores da construção civil morreram em acidentes de trabalho em 2010 (dado mais recente disponível). http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/09/mais-de-1-trabalhador-da-construcao-morre-por-dia-no-pais-diz-previdencia.html

[2] Antes do Itaquerão, obras da Copa tiveram mortes em Manaus e Brasília http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2013/11/27/antes-do-itaquerao-obras-da-copa-tiveram-mortes-em-manaus-e-brasilia.htm

[3] Catar investiga abusos após morte de 44 operários das obras da Copa http://esportes.terra.com.br/futebol/catar-investiga-abusos-apos-morte-de-44-operarios-das-obras-da-copa,779bba7bbea51410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

[4] Public Eye Awards 2014 http://publiceye.ch/pt-pt/case/fifa/

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s