#NãoVaiTerMobilidade

COPAPRAQUEM_12(1)

Um dos legados prometidos pela Copa foram as obras de mobilidade urbana. Apresentadas como a solução para o trânsito e como essenciais para a realização dos jogos, essas obras foram tocadas às pressas e sem planejamento, muitas foram até abandonadas. Resultado: muitas delas colocam a população em risco e pouco beneficiam seus moradores.

Para a urbanista Raquel Rolnik, professora da Universidade de São Paulo e relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Direito à Moradia Adequada, que acompanha de perto o processo desde 2009, a principal discussão que se coloca é o direito à cidade e a necessidade de se investir em uma cidade realmente para todos.

“Alguns projetos viários e de infraestrutura relacionados com os deslocamentos necessários para o evento, como BRTs, novas vias de ligação com os estádios e entre aeroportos e zonas hoteleiras e estádios, estão sendo feitos, mas essas não eram as prioridades de mobilidade. Não há outros legados do ponto de vista urbanístico que possam ser mencionados. Ações esperadas, como a despoluição da Baía de Guanabara e a melhoria das condições de saneamento gerais da cidade, não foram realizadas. Por outro lado, para a implantação desses projetos de infraestrutura foi necessário remover comunidades e assentamentos que se encontravam naqueles locais há décadas sem que uma alternativa adequada de moradia tenha sido oferecida. Para as pessoas diretamente atingidas, ao invés de um legado, a Copa deixa um ônus”, diz ela.

As obras “para turista ver” têm demonstrado que a Copa foi apenas a justificativa para direcionar as melhorias que toda a população precisa apenas para uma parcela da cidade.

Pra quem será o ‘legado’ da Copa? E seu ônus?

Curta e compartilhe nossa campanha nas redes sociais.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s